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Plano de Marketing Digital pronto

Se você acompanha os Guias MPlan, já percebeu que nosso foco é planejamento de marketing. Temos diversos artigos falando sobre como planejar e executar ações de publicidade. No entanto, para quem não é da área, nada melhor do que ver um exemplo na prática. Por isso, vamos mostrar aqui um Plano de Marketing Digital Pronto, para você adaptar ao seu próprio negócio. Vamos lá?

 

plano de marketing digital pronto Dizpensa

O Cliente: DizPensa

 

A Agência MPlan possui um contrato de confidencialidade com seus clientes; por isso, não podemos divulgar o planejamento de nenhum cliente real. Dessa forma, para este Plano de Marketing Digital Pronto, vamos usar uma empresa fictícia chamada DizPensa.

A DizPensa é uma nova grife de camisetas para o mercado adolescente. Seu produto principal são camisetas com artes e frases criativas e divertidas, com vendas online. Como a MPlan faria o planejamento para uma empresa como esta?

 

Plano de marketing digital pronto: guia passo a passo

 

Passo 1: definindo o público.

 

Todo planejamento de marketing começa com a seguinte pergunta: “qual é o meu público?”. No caso da DizPensa, sabemos que se trata principalmente do público adolescente, mas não podemos parar por aí. É preciso buscar mais informações sobre esse público consumidor.
Definimos o público primário da DizPensa da seguinte forma:

 

Público primário:

 

– Conceito: “ADOLESCENTES DESCOLADOS”.
– Idade: de 13 a 18 anos.
– Classes A e B.
– Urbanos.
– Não possuem renda própria, em geral recebem dinheiro dos pais.
– Altamente conectados.
– Passam muito tempo em redes sociais.
– Adoram memes.
– Consomem conteúdo de blogueiros e youtubers.
– Evitam se expor em locais em que estão seus familiares.
– Gostam de desafiar convenções e questionam o status quo.

Agora que temos um público definido, temos um alvo a ser atingido. Vai ficar muito mais fácil definir nossa estratégia de marketing de forma assertiva.

 

Passo 2: definindo os Canais.

 

Vamos à 2ª etapa do nosso plano de marketing digital pronto: definir os canais que atingem nosso público.
A pergunta a ser respondida nesta etapa é: “quais canais o nosso público consome?”. O ideia aqui é pensar em quais canais e mídias atingem o nosso público, e de que forma podemos usá-los na nossa estratégia.

No nosso caso da DizPensa, ficou assim:

 

Canais:

 

– Website.

 

O nosso público é acostumado a realizar compras pela internet. Por isso, criar um bom website, que mostre os produtos, informe os preços e que possua e-commerce é essencial.
Especificações:

– Website responsivo (que se adapta a celulares e tablets);

– Módulo de e-commerce, com possibilidade de pagamento por cartão de crédito, boleto e pag seguro;

– Landing pages para as principais categorias de produtos: camisetas masculinas, camisetas femininas, temas de estampas, etc.

– SEO on-page (otimização para Redes de Pesquisa).

– Chat ao vivo no site.

 

– Mídias Sociais.

 

O nosso público é um consumidor ávido de mídias sociais. Por isso, elas devem ser o principal canal de publicidade da DizPensa.

– Facebook: nenhuma estratégia de mídias digitais está pronta sem o Facebook. Neste post, mostramos de forma bem completa como utilizá-la em sua estratégia, não deixe de conferir.

Especificações:

– 5 posts por semana, mostrando produtos, modelos utilizando as camisetas, memes divertidos relacionados à marca, links para outros conteúdos relacionados, como artigos de moda, artigos de DIY, entre outros. A ideia é postar conteúdo interessante para o nosso público.

– 2 campanhas de Facebook Ads por mês, direcionados para meninos e meninas.

 

Instagram: o Instagram atinge em cheio o nosso público. Jovens de 13 a 18 anos já utilizam o Instagram mais do que o Facebook. Por isso, vamos utilizá-lo como nossa principal rede social. O Instagram funciona com posts de imagens, com maior frequência do que no Facebook.

Especificações:

– 8 posts por semana, e 4 stories por semana. Vamos postar principalmente fotos de modelos usando nossos produtos, frases divertidas, memes relacionados à marca e conteúdos de blogueiros patrocinados, fotos e vídeos do departamento de criação da Dizpensa, mostrando os designers trabalhando.

– Nossas campanhas de Facebook Ads também devem ser veiculadas no Instagram, com frequência igual ou superior ao Facebook.

 

– Youtube: o YouTube é outro dos principais canais para o nosso público. Aqui, nossa estratégia será patrocinar conteúdo de youtubers que já possuam certa audiência, de modo a patrocinar nossa marca. Outra possibilidade é fazer uma campanha em Rede de Display neste canal, de forma a exibir anúncios antes de vídeos relacionados ao nosso mercado.

Especificações:

– Contatar e patrocinar conteúdo de 10 youtubers diferentes.

– Realizar uma campanha em Rede de Display de 3 meses no YouTube, em vídeos relacionados ao setor da moda.

 

– Blog (marketing de conteúdo):

 

Nosso público consome artigos de blogueiros. Por isso, vamos criar um blog para a DizPensa, com o objetivo de ranquear palavras-chaves de interesse em buscas do Google. Para isso, vamos mapear termos de busca que sejam de interesse da marca, e escrever artigos para eles. Vamos abordar assuntos sobre moda, tendências, como customizar peças de roupas, DIYs, entre outros.

Especificações:

– 1 blog por semana, otimizados para SEO. Será feita uma busca por termos de pesquisa que sejam do nosso interesse, e produzido conteúdo sob medida para esses termos. Para saber um pouco mais sobre esta estratégia, acesse nosso post sobre marketing de conteúdo.

 

– Google AdWords (Links Patrocinados do Google):

 

Nosso público usa o Google o tempo todo. Por isso, é importante fazermos uma campanha em Google AdWords, de modo a aparecermos nas pesquisas relacionadas à venda de roupas e acessórios. Devemos fazer lances em palavras-chaves como “comprar camiseta criativa” ou “onde comprar camisetas estilosas”, ou seja, termos relacionados às roupas da DizPensa, que fogem do convencional.

Especificações:

– Fazer uma campanha de Rede de Pesquisa utilizando palavras-chaves como as mencionadas, adaptando valores de campanha à realidade da empresa. Iniciaremos a campanha de AdWords na região Sul do Brasil e, quando a campanha estiver mais madura, ampliaremos as áreas de cobertura.

– Fazer uma campanha de Rede de Display do Google, direcionando banners promocionais em sites parceiros (assim como anúncios no YouTube, como comentamos anteriormente).

 

– Marketing de Relacionamento.

 

Camisetas são produtos de compra frequente. Normalmente, uma pessoa compra mais de uma peça de roupa de uma mesma marca. Por isso, nosso foco não deve ser só conquistar novos clientes para a DizPensa, mas também oferecer novos produtos a antigos clientes. Dessa forma, faremos ações de marketing de relacionamento, em que continuamente reforçaremos nossa marca para quem já é cliente.

Especificações:

– Promoção de aniversário. No mês do aniversário do cliente, a DizPensa oferece um desconto de 20% em sua coleção.

– Promoção de fidelidade. Na 10ª compra de um mesmo cliente, ele recebe um voucher de 50% de desconto em uma peça.

– E-mail com novidades. Os clientes da DizPensa recebem, mensalmente, um email com as novas peças da coleção.

 

plano de marketing digital pronto KPIs

Passo 3 – definir KPI’s

 

Prosseguindo com nosso plano de marketing digital pronto, vamos aos famosos KPI’s. KPI’s são os “Key Performance Indicators”, ou seja, os “Indicadores Chaves de Performance”. Depois que definimos os canais que vamos usar para atingir nosso público, é necessário definir métricas e objetivos para medirmos a eficiência de cada um desses canais. E não, volume de vendas nem sempre é o melhor indicador.

No nosso Plano de Marketing Digital Pronto, definimos os seguintes KPI’s:

KPIs de Website: conversão de vendas, número de contatos via chat ou formulário.

KPIs de Facebook: número de leads gerados, tráfego gerado em direção ao site.

KPIs de Instagram: número de leads gerados, tráfego gerado em direção ao site.

KPIs de YouTube: cliques em banners e anúncios, tráfego gerado em direção ao site proveniente dos vídeos patrocinados.

KPIs do Blog: número de acessos orgânicos aos posts, número de acessos às landing pages de vendas provenientes das postagens.

KPIs de Google AdWords: número de acessos ao site, Custo Por Clique (CPC), Taxa de Clique (CTR).

KPIs de Marketing de Relacionamento: número de vendas em promoções de aniversário, número de vendas em promoções de fidelidade, número de e-mails informativos abertos.

 

Passo 4 – definindo um orçamento.

 

Agora que temos um público, uma lista de canais e ações, e as maneiras com que vamos medir a eficiência de cada ação, chegou a hora de falar de investimento. Em geral, os investimentos nesse tipo de estratégia são de dois tipos: honorários de agência e custos de mídia.

Uma agência de marketing digital, como a MPlan, precisa receber honorários para produzir essa grande quantidade de materiais e setups: posts de Facebook, posts de Instagram, matérias de blog, setups de Google AdWords, etc. Por outro lado, devemos também separar verbas para os canais em si. Por exemplo, o Facebook cobra para entregar anúncios de Facebook Ads, o Google cobra por ações de Google AdWords, a ferramenta de E-mail marketing precisa ser paga, e por aí vai.

Em nosso Plano de Marketing Digital Pronto, usaremos apenas os valores como porcentagem de um orçamento pré-estabelecido. Achamos essa abordagem boa porque os budgets variam muito de cliente para cliente. No caso da DizPensa, o orçamento será dividido da seguinte forma:

 

Orçamento de marketing digital:

– Honorários da agência – produção de materiais, posts, artigos, conteúdo, setup de ferramentas, administração de campanhas, apresentação de relatórios e KPIs: 35% do budget total.

– Mídia em Facebook: 20%.

– Mídia em Google AdWords: 25%.

– Conteúdo patrocinado por youtubers: 20%.

– Ferramenta de e-mail marketing: 5%.

– TOTAL: 100% do orçamento para marketing digital.

 

Passo 5 – adaptar.

 

Estamos chegando ao final do nosso Plano de Marketing Digital Pronto. Agora estamos prontos para sair da parte de planejamento e realmente EXECUTAR o plano. Quando estamos nessa fase, vamos perceber que algumas ações vão superar expectativas, enquanto outras não vão atingir KPIs satisfatórios. Isso é natural, e a solução é adaptar.
Após alguns meses de campanha, o plano deve ser revisado e devem ser retirados recursos das ações que não estão funcionando, e aumentados os investimentos nas ações que estão indo bem.

Esperamos que este Plano de Marketing Pronto, da Agência MPlan, tenha lhe ajudado a entender um pouco melhor como você pode estruturar sua estratégia de marketing digital. Não é tão difícil, mas é sempre melhor contar com profissionais que já conhecem o assunto e que sabem planejar e executar profissionalmente essas ações.
Caso você tenha dúvidas ou queira conversar com profissionais da área, a Agência MPlan está à sua disposição!

Obrigado e até a próxima!

 

Leitura complementar recomendada: Undestanding Digital Marketing.

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