Logo
conteúdo

blog

conteúdo

10 dicas para ser um estagiário diferenciado

O estágio é uma etapa fundamental para a formação acadêmica e para a vida profissional do estagiário. É nesta fase que você irá aprender muito, errar bastante e testar seus talentos e habilidades.

É no estágio que também surgem excelentes oportunidades dentro do mercado de trabalho. Se o seu objetivo é se destacar, conquistar seu espaço e fazer a diferença, temos as dicas certas para você!

Claro que, como agência, pensamos no estagiário ideal para a publicidade e propaganda, mas esses conselhos valem para estagiários de qualquer área.

  1. Estude a empresa do seu estágio.

Um erro muito comum em novos estagiários é não estudar o perfil da empresa antes do primeiro dia de estágio. Ao conhecer melhor seu novo local de trabalho, você saberá como se portar, o que vestir, como e quando deve demonstrar suas opiniões e como eles gostam que o trabalho seja executado. Essa atitude simples evita muitos erros que podem causar uma má primeira impressão. 

  1. Converse com todo mundo.

Na agência você irá encontrar todo o tipo de gente. Planejamento, atendimento, designers, redatores, clientes e empreendedores. Converse com todos eles. Um networking tão rico como esse não será fácil de conseguir. Aproveite a oportunidade e seja o estagiário, aquele que será lembrado por todos. Um bom networking vai te ajudar muito no futuro, com possíveis indicações de vagas e projetos.

  1. Não prometa o que você não irá cumprir.

A gente sabe que você quer mostrar serviço, que está louco para provar para si e para todos que dá conta do recado. Mas, tenha calma. No início da carreira, é normal que você leve mais tempo para terminar uma determinada tarefa do que os profissionais experientes. Por isso, somente prometa aquilo que você efetivamente consegue entregar. Ninguém gosta de um profissional que fala que vai “fazer e acontecer”, mas que não dá conta de sustentar o discurso. Foque em resultados de qualidade e não em promessas de quantidade.

  1. Tenha iniciativa.

No meio corporativo, muito tempo ocioso significa que você não é útil. Se sua pauta está tranquila, procure algo em que você possa ajudar. É importante lembrar que você não deve fazer aquilo que não for de sua competência ou que você não tenha capacidade para terminar. Seja proativo, mas sempre tendo em mente a dica anterior.

  1. Pergunte. Sempre.

Não tenha medo de perguntar o que você não sabe. Estágio é para isso mesmo, para você absorver o máximo de conhecimento possível na prática. Seus colegas de trabalho estão cientes disso também e muito possivelmente já esperam que você os questione sobre as tarefas que deverão ser realizadas. Novamente: não tenha medo de perguntar. É melhor questionar e fazer a coisa certa, do que agir de acordo com o que você “acha que é para fazer” e criar um problemão para a empresa.

  1. Não seja conformado em seus estudos.

Não se engane: a faculdade é um excelente lugar para aprender, mas ela não fornece todos os conhecimentos do universo das profissões. Se você já sabe qual a especialidade quer seguir, procure outros cursos na área, converse com os profissionais atuantes e se atualize sempre. Mostrar esse tipo de interesse dentro de uma agência é um diferencial e tanto!

  1. Peça feedback e escute-o com mente aberta.

Você está aprendendo, então é normal que cometa alguns – vários – erros durante o seu estágio. O problema não está em errar, mas sim em não saber receber críticas. Por isso, peça sempre feedbacks para entender onde você precisa melhorar profissionalmente e, quando ouvir a resposta, tenha a mente aberta para absorver as informações e tirar o melhor proveito possível.

  1. Não pense que você é “apenas um estagiário”.

Muitas piadas rondam o estagiário, não é mesmo? “Tinha que ser o estagiário”, “se deu errado, a culpa é do estagiário”. Mas, isso não significa que você só traz problemas para a empresa e seja completamente descartável.  Afinal, se você não tivesse nenhuma contribuição para a agência, você não seria contratado, correto? Seu trabalho é essencial para a empresa. Por isso, nunca pense que você é apenas um estagiário, ou você acabará agindo como um. Saiba da sua importância e tome atitudes de acordo.

  1. Tenha fundamento em suas opiniões.

Palpitar por palpitar, qualquer um faz. Para se destacar, você deve dar sugestões válidas e coerentes. Pondere suas ideias e dê sugestões que vão agregar em algo. Reclamar só por reclamar também não vale. Tenha fundamento, justifique suas colocações e saiba até onde você pode ir. Desta forma você contribuirá muito mais para o processo e irá se destacar dentre os demais.

  1. Não foque na contratação e sim no aprendizado.

Sabemos que essa é a mais difícil de todas para seguir, mas acompanhe o raciocínio. Se você estiver buscando a contratação, você irá direcionar de forma errada sua energia. Provavelmente começará a bajular alguém, tentará agradar demais e poderá se queimar por isso. Se você foca no aprendizado, em efetivamente observar os profissionais ao redor e absorver o máximo para aprimorar seus talentos, a contratação será uma consequência. E, caso não seja, você não ficará tão decepcionado assim, pois o conhecimento é algo que poderá ser utilizado em outros lugares, não é mesmo? Gaste sua energia tentando melhorar a cada dia e os reconhecimentos virão com certeza.

Viu só? Não é tão difícil quanto você imaginava, não é mesmo? Leve a sério o seu estágio e busque sempre a evolução do seu trabalho. Siga essas dicas que mostramos e, com certeza, você será um estagiário diferenciado. Boa sorte em sua jornada!

Deixe um comentário