Logo
conteúdo

blog

conteúdo

Trabalhar em agências ou empresas? Conheça as características de cada uma!

A publicidade está em todo lugar. Mesmo. E por isso, as áreas de atuação de um profissional formado em Publicidade e Propaganda são muitas. Como em agências ou empresas.

Neste artigo, abordaremos as duas principais áreas para um publicitário: agências de publicidade e propaganda ou “cliente” (as empresas que contratam os serviços prestados pelas agências).

Você, jovem publicitário que está iniciando em sua carreira e gostaria de entender mais sobre cada uma delas, não se preocupe! A MPlan fez um resumo – sincero, reunindo as características principais de cada uma.

Vantagens de trabalhar em agência

– Clima descontraído

O que todo mundo diz é verdade: agências tem sim um clima descontraído de trabalho. Até porque os profissionais precisam estar com a criatividade aflorada para criar as mais diversas campanhas publicitárias. Algumas agências até possuem sala de jogos ou dias em que os profissionais trabalham de casa. Legal, não é?

– Possibilidade de trabalhar com grandes clientes

Quando você trabalha em uma agência, você tem vários clientes. Vamos entrar nesse detalhe mais tarde, mas essa característica possibilita que clientes de porte pequeno, médio e até grande possam fazer parte de seu portfólio! Tudo vai depender do bom trabalho do comercial e, claro, do que a sua agência consegue entregar ao cliente.

– Conhecer profissionais incríveis

O ambiente de agência é onde os profissionais mais criativos estão. Designers, planners, social medias, redatores e atendimentos. Todos com uma bagagem de outras vivências prontos para trocar conhecimentos com você e fazer aquele brainstorm de arrepiar.

agência é top

– Trabalhar com mais de um cliente

A monotonia passa longe de agências de publicidade. Por trabalharem com mais de um cliente, você vai ver de tudo em dia só – desde pneus, passando por hospitais até o restaurante chinês. É preciso ser um profissional que saiba “virar a chave” rapidamente para se adaptar.

– Estrutura de trabalho

Agências foram planejadas e pensadas para trabalhar com programas pesados, como Photoshop, Illustrator, Indesign, After Effects, entre vários outros. Por isso, geralmente a estrutura de uma agência garante que você possa trabalhar com esses softwares da melhor forma possível. É só chegar, ligar o pc e colocar a mão na massa.

Agência: características para se pensar

– Trabalhar com mais de um cliente

Não, você não leu errado. Trabalhar com mais de um cliente pode ser uma bênção, mas também gerar algumas dores de cabeça. Não é todo mundo que consegue mudar o foco tão rapidamente quanto o que é esperado pelos donos de uma agência. Algumas pessoas podem achar complicado gerenciar tantas contas de uma só vez. Por este motivo, a organização é fundamental para os publicitários.

– Ritmo acelerado

O ambiente é descontraído, mas não se engane: ritmo de agência é bem acelerado. Tem muitos que adoram, mas outros não conseguem se adaptar. E não tem jeito, você precisa experimentar para ver o que acha disso tudo. Prepare-se para rir bastante, mas trabalhar muito.

Vantagens de trabalhar em empresas

escolher empresa

– Pacotes de benefícios

Geralmente as empresas possuem um vasto número de funcionários e, por isso, possuem alguns planos de benefícios que são bem interessantes. Plano de saúde, assistência odontológica, vale refeição ou alimentação, são alguns dos benefícios ofertados. Difícil de resistir, não é mesmo?

– Foco em um cliente

Para alguns, essa é uma vantagem e tanto! Aqui você não vai precisar “virar a chave” com tanta frequência e terá somente um cliente para se preocupar – o seu superior. Você poderá planejar todas as ações com tempo, prever as necessidades e agir na hora certa.

– Propriedade no assunto

Você vai conhecer a empresa como ninguém, pois passa uma boa parte dentro dela. Você estará atento às urgências, saberá o que precisa ser mudado para aumentar o lucro, onde ocorre a falha de comunicação e muito mais. Você será autoridade no assunto, quando este for sobre a empresa em que você trabalha.

– Você é o cliente

O cliente que liga pedindo arte, solicitando campanha, informando as necessidades, agora vai ser você! Talvez você consiga montar uma boa equipe dentro da empresa, mas algumas vezes precisará contratar agências de publicidade para trabalhos maiores e mais complexos.

– Peso de suas opiniões

empresa opinião

É bem comum que os departamentos de marketing de uma empresa sejam pequenos. E quanto menos gente, mais chances da sua opinião ser ouvida, não é mesmo? Existem lugares em que o marketing da empresa é feito de uma pessoa só, ou seja, a sua opinião vale muito!

Empresas: características para se pensar

– Pouca troca com profissionais

Já vamos emendar a questão anterior com esse momento de reflexão. Trabalhar com poucos profissionais ao seu lado pode ser algo desestimulante para alguns. Além de você trabalhar praticamente sozinho, não poderá ouvir a opinião de outros profissionais da mesma área que a sua e crescer com isso.

– Foco em um cliente

Não, você não está lendo errado – de novo. Focar em um cliente pode ser uma coisa boa, mas cuide para não cair na monotonia. Se você não reinventar, ficará fazendo as mesmas coisas durante um bom período da sua vida. Aqui você deve ser ainda mais criativo para que o job não perca a graça!

Deixe um comentário